segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Projeto leva Educação Ambiental a trabalhadores da construção civil



A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) iniciou mais um ciclo de palestras do projeto Educação Ambiental Itinerante na manhã desta segunda-feira (17.08). As palestras são voltadas aos trabalhadores da construção civil e estão sendo realizadas nos próprios canteiros de obras. Hoje participaram cerca de 150 trabalhadores.


Durante as apresentações são abordados temas como Educação Ambiental, Sustentabilidade, desmatamento, queimadas, preservação ambiental, uso consciente dos recursos naturais, a correta destinação dos resíduos sólidos, coleta seletica, procedimentos para evitar a proliferação de doenças como a dengue e chikungunya

O técnico da Semadur, Osmar Martins enfatiza que as discussões sobre Educação Ambiental devem ser amplamente difundidas na comunidade e tratadas com seriedade. “Esse tipo de debate deve ser amplamente divulgado como forma de mostrar que somos todos responsáveis por nossas atitudes e que elas têm suas consequências”, ressaltou referindo-se as ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

Serviço
A Educação Ambiental Itinerante proporciona diversas atividades abordando informações sobre reciclagem, poluição, sustentabilidade, preservação ambiental entre outros assuntos, além da realização de pesquisas, palestras e gincanas. Escolas, empresas, entidades diversas poderão solicitar o projeto. Os interessados na realização de tais eventos poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE) e solicitar agendamento pelo telefone 3314-3290.





 Katia Tavares
DRT/MS 325

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Semadur conscientiza população quanto aos perigos das queimadas urbanas

Parque Anhandui durante queimada
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) informa que, de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, em seu Art. 18-A, “Os Proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. É vedado a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos previstos neste artigo.” Deste modo, o proprietário que utilizar de queimadas para limpeza do seu terreno, poderá ser autuado conforme a legislação e multado em valores que variam entre R$ 1.835 e R$ 7.340.

A conscientização da população é a principal arma para prevenir e deter as queimadas em áreas urbanas e de preservação em Campo Grande. Para isso a Semadur realiza, constantemente, ações de fiscalização e de conscientização. A secretaria, diariamente, realiza fiscalizações em parceria com os grupos de escoteiros dentro e no entorno do Parque Ecológico Anhandui. O parque que já sofreu com queimadas, é uma APP (Área de Preservação Permanente) importante, onde seus técnicos realizam ações de combate a queimadas e palestras educativas com o objetivo de informar e alertar a população sobre os perigos, cuidados e as ações para prevenir os incêndios, além de orientar, nos casos de queimadas, as medidas necessárias.

É importante destacar a necessidade do proprietário em manter seu terreno limpo e cercado, evitando assim as queimadas, que por vezes são provocadas por terceiros, porém a responsabilidade é sempre do proprietário do imóvel.

O munícipe é orientado a denunciar as queimadas urbanas via Disque Denúncia 156 ou então protocolar a denúncia diretamente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Protocolo Geral, Rua Cândido Mariano, n. 2655, Centro.

Assessoria Semadur